Preparação para o centenário em 2014

A Família Internacional de Schoenstatt irá comemorar em 2014 o centenário de sua fundação. Para celebrar, acontecerá em 2014 uma peregrinação ao Santuário da Mãe Peregrina na Alemanha e também a Roma, onde está prevista uma audiência de representantes do Movimento com o Santo Padre. Irmã Lourdes Fátima da Silva, do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, explicou que no próximo dia 18 de outubro será realizada a abertura oficial do centenário em todo o Brasil. Para a religiosa, o jubileu pretende fazer uma memória da origem da espiritualidade schoenstatiana. “Esse centenário pretende recordar, fazer uma volta às origens, e será um momento para firmar mais a nossa visão futura”.

Centenário

A celebração pretende fomentar as iniciativas apostólicas do Movimento em diversos campos de atuação, como a valorização do sacramento do matrimônio, os desafios e o dinamismo da juventude, a aplicação e difusão do pensamento do Padre Kentenich no campo da pedagogia, a inserção na Igreja diocesana e universal com o nosso carisma original e a colaboração efetiva na gestação de uma nova ordem social e de uma cultura inspirada pela Aliança.

A Obra Internacional de Schoenstatt foi fundada pelo Padre José Kentenich em 18 de outubro de 1914, em Schoenstatt, na Alemanha. A entidade foi fundada em plena Primeira Guerrra Mundial. Na época, o sacerdote alemão, Padre José Kentenich, junto com alguns jovens sentiu-se chamado a fundar um movimento que resgatasse os valores tradicionais.

“O ato da Fundação é a Aliança de Amor, selada pelo Pe. José Kentenich juntamente com um grupo de seminaristas pallottinos, convidando a Mãe de Deus a estabelecer-se numa Capelinha e fazer dela um Santuário de graças, de onde partisse um movimento de renovação religioso e moral para mundo”, cita nota da entidade para a comemoração.

A Aliança de Amor é o alicerce de toda a espiritualidade do Movimento. Os membros “selam” um pacto de amor com Maria como uma forma “eficaz para a vivência mais consciente da Nova e Eterna Aliança, na qual somos inseridos pelo Batismo”.

Fonte: Movimento Apostólico de Schoenstatt.

Deixe um comentário